Síndrome do impostor no jovem médico: o que a literatura mostra e o que ajuda
A sensação de ser uma fraude prestes a ser descoberta tem nome, tem escala e tem literatura — mas não tem diagnóstico. O que as revisões mostram sobre prevalência, o que anda junto e o que ajuda.
Resposta direta
A chamada síndrome do impostor — na literatura, fenômeno do impostor — é a dificuldade de internalizar o próprio sucesso: a pessoa atribui as conquistas a sorte, erro alheio ou esforço excessivo e teme ser desmascarada. Não é um diagnóstico psiquiátrico: não há critérios formais no DSM nem categoria correspondente nas classificações em uso.
Entre médicos e médicos em formação, uma revisão de escopo publicada na Medical Education encontrou taxas relatadas de 22% a 60%, a depender do instrumento e do ponto de corte. E uma revisão sistemática ampla, no Journal of General Internal Medicine, mostrou que o fenômeno costuma vir acompanhado de depressão e ansiedade — sem que exista, até aquela publicação, qualquer tratamento específico avaliado em estudo.
De onde vem o termo
O conceito nasceu em 1978, num artigo de Pauline Rose Clance e Suzanne Imes sobre mais de 150 mulheres de alto desempenho — doutoras, profissionais reconhecidas, estudantes premiadas — que não experimentavam internamente nenhuma sensação de sucesso. Uma professora citada no artigo dizia: houve algum engano no processo de seleção. As autoras registraram, em nota de rodapé, que na experiência clínica delas o fenômeno aparecia com muito menos frequência em homens — uma observação de amostra clínica dos anos 1970, não uma medida populacional.
Em 1985, Clance publicou a escala que leva seu nome (Clance Impostor Phenomenon Scale, CIPS). É esse instrumento que a maior parte dos estudos com médicos usa até hoje — o que explica boa parte da variação nos números: escalas diferentes, cortes diferentes, prevalências diferentes.
Quanto é comum
Três referências ajudam a dimensionar, e vale ler as três juntas em vez de escolher a mais impressionante.
Estudo
População
O que encontrou
Bravata et al., 2020 (revisão sistemática, 62 estudos, 14.161 participantes)
Populações profissionais variadas, incluindo clínicos
Prevalência de 9% a 82%, dependendo em grande parte do instrumento e do corte; taxas particularmente altas em grupos de minorias étnicas; comum em homens e mulheres e em diferentes faixas etárias
Gottlieb et al., 2020 (revisão de escopo, 18 artigos)
Médicos e médicos em formação
Taxas de 22% a 60%; maioria dos estudos usou a CIPS
Camara et al., 2022 (transversal, 425 participantes, Fortaleza/CE)
Estudantes de medicina antes do internato
Prevalência de 47,8% pela CIPS (corte ≥ 62), sem diferença por idade, gênero, semestre ou religião
A leitura honesta desses números não é "metade dos médicos tem síndrome do impostor". É: uma parcela grande e mal delimitada de profissionais de saúde pontua acima do corte em escalas de autorrelato. A faixa de 9% a 82% da revisão sistemática existe justamente para nos lembrar disso.
Sobre quem é mais afetado, os achados não convergem. A revisão sistemática descreve o fenômeno como comum em homens e mulheres, com prevalência particularmente alta em grupos de minorias étnicas; a revisão de escopo com médicos lista gênero, baixa autoestima e cultura institucional entre os fatores associados a taxas mais altas; e o estudo brasileiro não encontrou diferença por gênero. Ou seja: dá para dizer que o contexto institucional pesa, e não dá para dizer com segurança que um grupo sofre mais que outro.
O que costuma andar junto
Aqui a literatura é mais consistente. A revisão sistemática descreve o fenômeno do impostor como frequentemente comórbido com depressão e ansiedade e associado a pior desempenho no trabalho, menor satisfação profissional e burnout. A revisão de escopo com médicos também encontrou associação com maiores taxas de burnout.
Duas ressalvas importam. Primeira: associação não é causa — não sabemos, por esses desenhos, se o sentir-se impostor leva ao burnout, se o esgotamento alimenta a autodesqualificação, ou se ambos brotam do mesmo solo institucional. Segunda: se há depressão ou ansiedade em curso, elas são tratáveis e têm precedência. Escrevi sobre a ponta do esgotamento em burnout em psiquiatras.
No consultório e na supervisão, o que mais vejo não é gente incompetente se achando fraude. É gente competente que nunca teve onde dizer, em voz alta, que estava com medo.
O que ajuda
Começo pelo que a evidência não permite dizer: a revisão sistemática de 2020 é explícita ao afirmar que nenhum estudo publicado avaliou tratamentos para essa condição. Portanto, ninguém pode prometer protocolo. O que existe são fatores associados a taxas menores e recursos clínicos com eficácia estabelecida para o que costuma vir junto.
Nomear. Reconhecer que a experiência tem nome e é descrita há quase cinquenta anos reduz a sensação de defeito pessoal e único.
Suporte social e validação do sucesso. A revisão de escopo com médicos identificou suporte social, validação do sucesso, afirmação positiva e reflexões pessoais e compartilhadas entre os fatores protetores relatados.
Feedback estruturado. Quando o retorno só aparece no erro, a mente preenche o silêncio com a hipótese mais assustadora.
Falar do erro em grupo. Sessões de discussão de caso em que preceptores contam os próprios erros mudam o que o residente entende como normal.
Cuidar do que é tratável. Aconselhamento, psicoterapia e terapia cognitivo-comportamental aparecem entre as abordagens descritas na literatura de referência, e depressão e ansiedade comórbidas têm tratamento com evidência própria.
Há também um achado brasileiro sugestivo: no estudo de Fortaleza, quanto maior a pontuação de resiliência, menor a pontuação de fenômeno do impostor. É correlação inversa em estudo transversal — indica direção de pesquisa, não receita.
Quando procurar ajuda profissional
Sentir insegurança antes de uma primeira punção ou de uma primeira consulta é aprendizado, não doença. O sinal de alerta é outro: quando a autodesqualificação passa a ocupar o dia, atrapalha decisões clínicas, empurra para o excesso de trabalho como forma de compensar, ou vem com humor deprimido, anedonia, insônia persistente, uso de álcool para desligar ou ideias de morte. Aí não é mais uma questão de autoimagem — é quadro clínico, e quadro clínico se avalia.
Médico costuma ser o pior paciente de si mesmo. Marcar consulta com um profissional que não seja colega de corredor, num horário que não seja "quando sobrar", é uma decisão administrativa antes de ser terapêutica. Se a sua instituição tem programa de apoio ao residente, use — e, se a dor vem de um evento específico e grave, como a morte de um paciente, tratei disso em depois do suicídio de um paciente.
Perguntas frequentes
Síndrome do impostor é um diagnóstico?
Não. Não existem critérios diagnósticos formais consolidados para o fenômeno do impostor; ele é descrito na literatura como uma experiência psicológica, medida por escalas de autorrelato como a CIPS. Depressão, ansiedade e burnout, esses sim, têm definições próprias.
Por que os números de prevalência variam tanto?
Porque dependem do instrumento e do ponto de corte usados. A revisão sistemática de 2020 encontrou de 9% a 82% justamente por essa heterogeneidade; entre médicos e médicos em formação, a faixa relatada foi de 22% a 60%.
Existe tratamento específico?
Não avaliado em estudos publicados até a revisão sistemática de 2020. O que se faz na prática é trabalhar os fatores protetores descritos (suporte, feedback, reflexão compartilhada) e tratar as condições associadas quando presentes.
Isso passa com o tempo de carreira?
Não há resposta definitiva. A revisão sistemática descreve o fenômeno em faixas etárias que vão da adolescência a profissionais em fim de carreira, o que sugere que experiência, sozinha, não resolve.
Fontes consultadas
Clance PR, Imes SA. 1978. The imposter phenomenon in high achieving women: Dynamics and therapeutic intervention. Psychotherapy: Theory, Research & Practice 15(3):241-247. DOI
Bravata DM, Watts SA, Keefer AL, et al. 2020. Prevalence, Predictors, and Treatment of Impostor Syndrome: a Systematic Review. J Gen Intern Med 35(4):1252-1275. PubMed
Gottlieb M, Chung A, Battaglioli N, Sebok-Syer SS, Kalantari A. 2020. Impostor syndrome among physicians and physicians in training: A scoping review. Med Educ 54(2):116-124. PubMed
Camara GF, de Santiago Campos IF, Carneiro AG, et al. 2022. Relationship between Resilience and the Impostor Phenomenon among Undergraduate Medical Students. J Med Educ Curric Dev 9:23821205221096105. PubMed
Clance Impostor Phenomenon Scale (CIPS), 1985. Registro PsycTESTS, DOI
Se você está em crise: ligue 188 (CVV, gratuito, 24h) ou procure um CAPS, UPA ou o SAMU (192).
Conteúdo revisado em 7 de setembro de 2026 pelo responsável técnico (psiquiatra, CRM-MG 58241 · RQE 37921). Esta página é mantida pelo CliniqMais — conflito de interesse declarado. As normas e evidências citadas podem ser atualizadas — consulte sempre as fontes oficiais. Este texto não substitui avaliação clínica individualizada nem assessoria jurídica.